Linguagem C para Microcontroladores PIC - Família 16F (CCS)

Aprenda a programar os microcontroladores PIC da família 16F em linguagem C.

Linguagem C para Microcontroladores PIC - Família 16F (CCS)

Baseado em 0 avaliações
  • 25 Alunos matriculados
  • 30 Horas de duração
  • 23 Aulas
  • 5 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 9,94 (ou R$ 99,00 à vista) OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Instrutor de cursos - ACEPIC Tecnologia
Carlos Sandrini

Descrição:

Este curso é baseado no microcontrolador PIC16F887 Indicado pela Microchip em substituição ao PIC16F877A) e destina-se a estudantes, técnicos, engenheiros e profissionais da área que se interessam em aprender a programação de microcontroladores PIC utilizando o compilador CCS.
Os recursos principais do microcontrolador PIC16F887 são apresentados por meio de exemplos práticos onde o leitor pode acompanhar e/ou montar os circuitos propostos e programar o microcontrolador em linguagem C.
Recursos como portas de entrada/saída, timers, display de cristal líquido, Comunicação serial (USART) e conversão analógica/digital são todos abordados desde seus conceitos teóricos.
A versão do compilador CCS utilizada para a programação dos exemplos é a versão CCS PCWHD 5.0, porém podem ser utilizados versões posteriores e anteriores desde que atendam ao microcontrolador PIC16F887.
Apesar de este curso ter como base o PIC16F887, as explicações e programas podem ser facilmente adaptados para outros microcontroladores da Microchip.

Pré-requisito:

Conhecimento básico de eletrônica digital e analógica.

Forma de apresentação do curso:

– São 04 unidades contando com mais de 10 horas de vídeo aulas, disponibilizadas ao aluno no ambiente virtual (sala de aula);
– O aluno também pode baixar o material de apoio e os exemplos compilados e apresentados nas aulas para facilitar o acompanhamento do curso;
– Recursos como portas de entrada/saída, timers, display de cristal líquido, Comunicação serial (USART) e conversão analógica/digital são todos abordados desde seus conceitos teóricos.
– Todo o conteúdo, fica disponibilizado durante 24 horas e por um período de 360 dias, portanto você pode estudar no seu tempo livre;
– A plataforma de cursos online permite que o curso seja acompanhado em desktops, notebooks, tablets e celulares (smartphone);
-As dúvidas do curso podem ser encaminhadas ao instrutor através da plataforma de cursos online;
-O aluno, ao final do curso, deverá ser capaz de entender o funcionamento dos periféricos, assim como, projetar, programar em linguagem C e gravar o microcontrolador.

OBS: O SOFTWARE COMPILADOR CCS NÃO ACOMPANHA O PRODUTO!
A CCS disponibiliza uma versão de demonstração em seu site do compilador CCS – PCWHD totalmente funcional por um período de 45 dias. para fazer o Download desta versão, acesse o link: http://www.ccsinfo.com/downloads.php e escolha a opção CCS Compiler Demo. É necessário o preenchimento do formulário para baixar o software.
O aluno deve ser responsável pela aquisição deste compilador ( www.ccsinfo.com). O compilador CCS – Módulo PCM é fornecido em forma de linha de comando e não possui a IDE, porém pode ser integrado ao MPLAB.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

O curso é destinado a estudantes, técnicos, engenheiros, professores e outros profissionais que necessitam ou se interessam em aprender a programação dos microcontroladores PIC em linguagem C.

Carlos Sandrini
"Instrutor de cursos - ACEPIC Tecnologia"

   

- Engenheiro Eletricista (Modalidade Eletrônica);

- Trabalha com desenvolvimento de Sistemas Embarcados desde 2002;

- Desenvolve dispositivos eletrônicos, sistemas embarcados, softwares em Delphi e Visual C#;

- Desenvolve kits didáticos utilizando microcontroladores PIC e Arduino;

- Escreve livros e apostilas para microcontroladores e sistemas em geral;

- Ministra cursos presenciais e online para Sistemas Embarcados;

- Diretor da ACEPIC Tecnologia (www.acepic.com.br).

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. LCD (intrdoução)
  • 2. LCD (Modo 4 bits)
  • 3. Bibliotecas de Funções
  • 4. Diretiva #define
  • 5. Função printf
  • 6. LCD (Completando)
  • 1. Interrupções - Interrupção Externa
  • 2. Timer 0 - Interrupção para o TIMER 0
  • 3. Timer 0 (Interrupção Externa)
  • 4. Timer 1 - Interrupção para o Timer 1
  • 5. Timer 1 (Interrupção Externa)
  • 6. Timer 1 (Relógio de Tempo Real)
  • 7. Timer 2 - Interrupção para o Timer 2
  • 1. Comunicação Serial (USART)
  • 2. Comunicação Serial (Continuação)
  • 3. Conversão Analógica / Digital
  • 4. Conversão Analógica / Digital (Continuação)
  • Avaliação para emissão do Certificado
Voltar ao topo